Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Você pensa que essa Copa é nossa?

Os governantes falam o tempo todo que a Copa e as Olimpíadas trarão benefícios para o Rio de Janeiro e pra o Brasil. Mas benefícios pra quem?
O custo de vida e o aluguel não param de aumentar, famílias são removidas de suas casas, ambulantes e camelôs proibidos de trabalhar.
Mas ELES os “donos da festa” estão gastando dinheiro público e apresentaram uma lei para não prestar contas do que foi gasto.
Pra piorar, a FIFA, a CBF e seu presidente Ricardo Teixeira, organizadores da Copa, sofrem várias denúncias de corrupção.
Enquanto bombeiros, professores, a saúde e o saneamento são arrochados, bilhões são dados de mãos beijadas para empreiteiras e especuladores.
Tudo indica que com a Copa e as Olimpíadas vamos repetir com escala muito maior a história do Pan-Americano de 2007: desvio de dinheiro público, obras grandiosas mas inúteis depois das competições, benefícios só para os empresários amigos do poder e violação dos direitos de milhares de brasileiros.
As remoções de famílias atingidas pelas obras estão acontecendo de forma arbitrária e violenta. Essa situação já foi denunciada inclusive pelas Nações Unidas.
Parece democracia, mas a população não é informada nem consultada. Os jogos estão sendo utilizados como desculpa para instalar uma verdadeira “Cidade de Exceção”, com violação sistemática dos direitos e leis.
Desse jeito, qual será o legado dos megaeventos? Será a privatização dos espaços e equipamentos públicos, da saúde e da educação? A elitização do futebol e dos estádios? Os lucros e os benefícios com isenções e empréstimos subsidiados com o nosso dinheiro para as empreiteiras? O lucro da Copa é dos empresários, mas a dívida ficará para a cidade e cidadãos.
Não podemos permitir que o que aconteceu na Grécia e na África se repita aqui!

Junte-se a nós! Vamos juntos mudar este resultado! Vamo pra luta!
Venha bater uma bola com a gente no Largo do Machado!
Dia 30 de julho a partir das 10h.
Remoção ZERO!
A Cidade não é mercadoria!
Não a privatização das terras e recursos públicos, dos aeroportos, da educação e da saúde!
Maiores informações: comitepopulario.wordpress.com